TABELA DINÂMICA DO EXCEL: APRENDA A CRIAR E DESENVOLVER ANÁLISES

Thiago Blanco

O vídeo nos ensina a criar uma tabela dinâmica no Excel a fim de fazer alguns cruzamentos de informações. Como exemplo, foi utilizada uma tabela fictícia com alunos de uma Universidade contendo cinco colunas: Aluno ID, Nome, Turma, Mensalidade e Curso.

Poderíamos usar a opção “Filtro”, disponível na guia “Dados”, para cada célula a fim de encontrarmos as informações buscadas, seja por aluno, por turma ou curso.

Mas o propósito aqui é criar uma tabela dinâmica. Para isso, selecionamos o intervalo inteiro da tabela existente, buscamos a guia “Inserir” e clicamos na opção “Tabela Dinâmica”, no grupo “Tabelas”.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Abrirá uma caixa onde o intervalo dessa tabela já estará marcado, pois já fora selecionado anteriormente. Aqui, devemos selecionar o campo “Nova Planilha” para a opção “Escolha onde deseja que o relatório de tabela dinâmica seja colocado”.

Ao clicar em “OK”, uma nova planilha é aberta e, no lado direito, abrirá uma caixa denominada “Campos da tabela Dinâmica”, contendo o cabeçalho das cinco colunas da tabela original puxada, onde iremos trabalhar para criar nossa tabela dinâmica.

Essa construção fica por nossa conta. Mas o vídeo continua com o seguinte exemplo: foi arrastado o cabeçalho “Turma” na caixa “Linha”; “Curso” em “Colunas”; “Mensalidade” em “Valores”.

O resultado é que teremos um cruzamento de informações relacionado a turmas e cursos, oferecendo uma soma das mensalidades para cada turma e curso, além do total geral de valores de mensalidades.

Se clicarmos duas vezes na célula referente a turma, aparecerá quem são os alunos participantes dessa turma.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Campos da tabela Dinâmica

Outro exemplo abordado é quando clicamos na seta para baixo em “Soma de Mensalidades”, na caixa “Valores”, em “Campos da tabela Dinâmica”. Abrirá um menu, onde podemos clicar em “Configurações do Campo de Valor”.

Na caixa que abrirá, aparecerá a opção “Resumir campo de valor por” e podemos escolher o tipo de cálculo que desejamos usar para resumir os dados do campo selecionado.

Escolhendo “Contagem”, por exemplo, será mostrado quantos alunos existem em cada turma e em cada curso, além do total geral.

Fazendo alterações, tanto dentro de “Campos da tabela Dinâmica”, quanto em “Configurações do Campo de Valor”, teremos variadas maneiras de trabalhar uma tabela.

Os dados utilizados foram simples, mas a intenção final dessa aula era mostrar como ativar e como funciona a questão dos filtros, colunas, linhas e valores em “Campos da tabela Dinâmica”.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TABELA DINÂMICA DO EXCEL: APRENDA A CRIAR E DESENVOLVER ANÁLISES Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.