LOCALIZAR VALORES POR REFERÊNCIAS COM A FUNÇÃO PROCV NO EXCEL

Alípio Junior

Fala galera, beleza? Aqui é o Alípio do Domine o Excel e hoje eu vou ensinar a fazer o PROCV. Agora você vai aprender de vez! Vamos lá!
 

 

O que é a função PROCV?

 
A sigla PROCV significa procura na vertical. Você vai dar uma informação para o Excel e ele vai fazer uma procura na vertical.
 
No exemplo que eu trouxe para vocês, nós temos uma tabela que tem o nome do veículo, o preço do veículo e quantos quilômetros ele faz por litro. Claro, pessoal, isso aqui é tudo fictício, eu que inventei.
 
E só para fins didáticos o nosso exemplo tem cinco veículos, mas suponha que tem mais de trezentos veículos. E o que você quer? Você quer nessa caixa digitar o nome de veículo, de um dos veículos que está na sua base, e automaticamente aparecer o preço e quantos quilômetros ele faz por litro.
 
Para que isso? Para que você não precise ficar procurando o veículo aqui. Você só chega e digita, o Excel vai e faz um PROCV, uma procura na vertical, e coloca o preço e quantos quilômetros o veículo faz com o litro.
 
Então vamos começar. Eu aconselho a vocês digitar o nome de um veículo, então eu vou começar digitando aqui: CELTA. Porque se fizermos com a célula vazia vai ocorrer um erro e vocês vão achar que o PROCV não está funcionando, eu vou explicar pra vocês em seguida. Então vamos lá!
 

Como utilizar a Função PROCV no Excel?

 
Digite =PROCV, qual é valor procurado? O valor que eu estou procurando é a palavra CELTA. Então sempre siga a sintaxe aqui que você não erra. Siga essa sintaxe que não tem erro.
 
O valor procurado é a palavrinha Celta, seguindo a sintaxe e ponto e vírgula. Qual é a matriz tabela? Essa matriz tabela seria o seguinte: Você quer que eu procure a palavra Celta onde?
 
Eu vou falar para o Excel: Eu quero que você procure a palavra Celta aqui. Destacando que o PROCV faz a procura sempre na primeira coluna selecionada. Então a palavra Celta ele vai procurar na primeira coluna, a primeira coluna que nós selecionamos aqui, beleza?
 
Então essa é a minha matriz tabela. Seguindo a sintaxe, um ponto e vírgula. Em seguida o Excel te pergunta, qual é o número índice da coluna?
 
Isso aqui é o seguinte: eu vou procurar a palavra celta dentro dessa matriz tabela, quando encontrar, você quer que eu traga a informação que está em qual coluna? Qual é o número dessa coluna?
 
Pessoal, o número da coluna não tem nada a ver com essas letras daqui de cima. O pessoal tem costume de contar a partir da coluna A mas não tem nada a ver. Esse número índice da coluna é o número da coluna da matriz tabela selecionada.
 
Nesse caso eu quero que ele procure a palavra Celta aqui dentro e quando encontrar ele traga o preço para mim aqui dentro. E o preço está na minha segunda coluna da matriz tabela selecionada.
 
Reparem que essa é a coluna um da matriz tabela, destaca em vermelho, e essa é a coluna número dois da matriz tabela. Então você vai colocar aqui o número dois. Seguindo a sintaxe você vai colocar um ponto e vírgula e o Excel ter pergunta: Essa correspondência é aproximada ou exata? Você quer que eu procure algo próximo a palavra Celta ou exatamente a palavra Celta?
 
Eu quero que ele encontre exatamente a palavra Celta. Você pode colocar a palavra Falso ou para facilitar você pode colocar o número zero. No caso é zero para falso e um para verdadeiro.
 
Terminou a fórmula, coloca um parêntese e dê um Enter. O Excel fez essa procura, procurou a palavra Celta aqui dentro e quando encontrou ele trouxe a informação que estava na segunda coluna.
 
Agora vamos fazer para o quilômetro por litro. Mesma coisa, passo a passo. Vamos lá, devagarzinho, não tem erro. Como eu prometi, agora você vai aprender de vez.
 

Igual PROCV, seguindo a sintaxe o valor procurado é a palavra Celta, ponto e vírgula, a nossa matriz tabela é a tabela onde se encontram os nossos dados.
 
Lembrando com cuidado de sempre o valor que você está procurando estar na primeira coluna da sua matriz tabela. Seguindo a sintaxe, ponto e vírgula, número índice da coluna.
 
Agora eu quero quilômetros por litro. Essa informação está em qual coluna da minha matriz tabela? Está na coluna um? Não Dois? Não. Três, é isso aí, coluna três.
 
No final eu tenho que fechar com o zero porque a informação que eu quero é exata. Eu quero que ele procure a palavra Celta e me traga a resposta correta. Feche parênteses e dê um Enter.
 
Ele encontrou a palavra Celta, vinte nova mil e quinhentos é o preço do veículo e quatorze quilômetros por litro o Celta faz.
 
Alípio, mas será que está funcionando? Vamos testar os outros veículos, vamos lá. Se eu digitar Gol aqui ele vai corrigir o valor. HB20.
 
Beleza, pessoal? Isso prova que o nosso PROCV está funcionando. Conforme eu falei para vocês, comecem sempre preenchendo a célula que está o valor procurado. Reparem como fica quando ela está vazia.
 
Aparece um não disponível e pode te induzir ao erro por você acreditar que não está funcionando. Mas está sim.
 
Para facilitar e ficar um pouco mais bonitinha a nossa planilha, eu vou inserir uma validação de dados e vou permitir a Lista na qual a lista não os nomes dos veículos. E dê Ok.
 
Agora ele colocou um menuzinho aqui no qual eu seleciono um veículo e o PRCV está trabalhando aqui embaixo.
 

Beleza, pessoal? Então fica aí mais uma dica de Excel, tenho certeza que agora você vai aprender de vez. Se você curtiu e se tem algum amigo que tem dificuldade com o PROCV compartilhe esse vídeo com ele que ele vai gostar.
 
Forte abraço, até mais!

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

LOCALIZAR VALORES POR REFERÊNCIAS COM A FUNÇÃO PROCV NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.