FUNÇÃO SE PARA VALIDAÇÃO LÓGICA NO EXCEL

Alípio Junior

Fala galera, aqui é o Alípio do Domine o Excel e hoje nós vamos aprender a Função SE, uma função muito simples, que vou ensinar em etapas. Neste vídeo eu vou explicar para você de forma mais simples, mas depois vamos soltar mais vídeos complicando um pouco mais essa função. ok?
 

 

O que é a Função SE do Excel?

A Função SE faz um teste lógico e verifica se algo é verdadeiro ou falso. Se determinada coisa for verdadeira ela traz um resultado, se for falso ela traz outro resultado, simples assim. Para que você entenda essa função de forma fácil é interessante que você decore três palavras: Se, Então e Senão.
 
Eu vou mostrar para vocês em que momento você tem que pensar nessas palavras para dar tudo certo.
 
No nosso exemplo nós temos um boletim com as notas dos alunos por bimestre e as notas que nós já calculamos. Utilizamos a fórmula média, como vocês podem ver, e calculamos a média desse intervalo, certo?
 
A regra da escola é a seguinte: O aluno que tem média maior ou igual a sete está aprovado, o aluno que tem média menor que sete está reprovado. Essa é a condição da escola.
 
Para a pessoa que não sabe, o Se vai fazer o seguinte: Essa média é 7,4 ele está aprovado, essa média é 8,3 ele está aprovado.
 
Mas vamos imaginar que esse boletim tivesse 100 alunos e você tivesse que escrever isso para cada um.
 
Nós vamos automatizar isso utilizando a fórmula Se.
 
Vamos lá! Igual (=) SE. Qual é o teste lógico? É o que o problema nos pede.
Se a média for maior ou igual a sete ele está aprovado. Esse é o nosso teste lógico.
 

Inclusive, essa parte do teste lógico vai muito da lógica matemática de cada um. Eu posso começar perguntando: Se a média for maior ou igual a sete ele está aprovado, ou então eu posso dizer para ele que se a média for menor do que sete ele está reprovado.
 
Esse teste lógico inicial vai muito de cada um e muito de cada problema.
 
Nesse caso eu vou fazer a medida em que as coisas acontecem no problema, com tudo que está sendo pedido no problema.
 
Então se a média, eu seleciono a média, for maior ou igual a sete. Seguindo a sintaxe você tem que colocar um ponto e vírgula.
 
Quando você coloca esse primeiro ponto e vírgula, você pensa na palavra mágica “Então”. Então, se a média é maior ou igual a sete, “Então” o aluno está aprovado. Você escreve aqui “Aprovado”.
 
Se o resultado desse teste lógico for verdadeiro, a fórmula vai executar essa parte e escrever que o aluno está aprovado.
 
Como é um texto, nós precisamos colocar entre aspas. Agora, se a nota não for maior ou igual a sete ele está reprovado. Essa é a condição falsa do teste lógico, pra isso eu preciso preencher esse campo.
Seguindo a sintaxe, tem outro ponto e vírgula (;).
 
Nesse segundo ponto e vírgula, você deve pensar na palavra “Senão”.
 
Então, Se a média for maior ou igual a sete Então Aprovado, Senão o aluno está reprovado. Feche as aspas, feche os parênteses e pressione Enter.
 
Beleza, esse aluno está aprovado. Será que a nossa fórmula está funcionando?
 
Vamos derrubar a nota do aluno. Eu derrubei a nota do primeiro bimestre para um e ele já ficou reprovado. Eu vou fazer mais duas vezes com muita calma para que vocês entendam.
 
Igual (=) SE a média do aluno for maior ou igual a sete, então ele está aprovado.
 
Senão ele está reprovado.
Destaco mais uma vez que, como se trata de um texto ele deve ficar entre aspas.
 
Mais uma vez para não ter erro. Se a média for maior ou igual a sete, Então o aluno está aprovado. Feche as aspas. Senão o aluno está reprovado. Se arrastar aqui a fórmula vai funcionar para todo o mundo.
 

Beleza, pessoal? Espero que você tenha gostado de mais essa dica do Domine o Excel.
 
E se você tem alguma dificuldade com essa fórmula, por favor, compartilhe conosco, comente nos vídeos, divida conosco as suas dificuldades.
 
Valeu pessoal, um abraço e até mais!

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FUNÇÃO SE PARA VALIDAÇÃO LÓGICA NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.