COMO FORMATAR NÚMEROS DE CPF OU CNPJ NO EXCEL

Alípio Junior

Olá, eu sou o Alípio aqui do Domine o Excel e hoje eu vim trazer para você mais uma dica importante. Algum dia você já ficou digitando o número do CPF com ponto e com hífen? Ah, deixa isso para lá, os seus problemas acabaram. Vamos resolver isso agora. Solta a vinheta aí, produção!
 


 
Então vamos lá, a dica é a seguinte. Toda vez que você precisar digitar o número do CPF no Excel, você faz mais ou menos assim: zero, cinco, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, noventa. Se você der um Enter ele vai ficar todo desconfigurado, não vai ficar no formato de um CPF.
 
Aí o que as pessoas fazem? Vem colocando aqui, zero, cinco, dois, coloca o ponto, três, quatro, cinco, coloca outro ponto, meia, sete, oito, coloca o hífen e dá um Enter. Imagina você fazer isso para um cadastro de mil CPFs? Você não vai dar conta, vai perder o dia todo.
 

Como Formatar Números de CPF ou CNPJ no Excel


Então vamos facilitar isso. Como funciona? Precisamos fazer uma máscara no Excel. Então você digita o número do CPF numa célula, na célula que você digitou o número, aí você dá um Ctrl 1, um atalhozinho aí bacana rapidinho.
 
Ctrl 1, vem aqui no formato personalizado. Na hora que você vem no formato personalizado, ele vai mostrar para você na caixinha exemplo o CPF que você digitou, os números.
 
Você vem nessa caixinha tipo Geral, apaga o texto Geral e digita o formato do CPF com número zero. No formato que você já deseja. Então zero, zero, zero, ponto, zero, zero, zero, ponto, zero, zero, zero, dígito, zero, zero.
 
Ah Alípio, ficou errado ainda. Por que ficou errado? Porque o Excel não reconhece alguns ícones, alguns pontos e alguns caracteres não pode deixar fora de aspas, precisa colocar aspas.
 

Então você coloca uma aspa antes e depois de cada caractere que vai funcionar. Aqui ficou formatado o CPF no formato que você deseja.
 
Você dá um Ok, mascarou a sua célula e está pronto o CPF. Perceba que na célula ele apresenta o ponto e o hífen e aqui na barra de fórmula não, por isso se chama máscara esse recurso.
 
Eu consigo aplicar ele para o CNPJ? Consigo também, vamos lá. Vamos digitar um CNPJ qualquer aqui. Aí o mil ao contrário.
 
Mesma coisa, pessoal. Entra na célula, atalhozinho Ctrl 1, vem no especial, apaga a palavrinha Geral aqui no campo Tipo e vem digitando o CNPJ no formato que você deseja, substituindo por números zero.
 
Beleza! Depois cada caractere, é só vir colocando ele entre aspas, não tem erro, pessoal. Está aí o formato do CNPJ conforme desejado, dê um Ok, ele foi lá e fez também o cadastro conforme a gente deseja.
 

Então isso você pode arrastar, e ele vai aplicar essa regra para todas as células. Seus problemas vão acabar, chega de ficar digitando CPF e CNPJ com barra e com ponto. Utilize esse recurso que vai te ajudar muito.
 
Espero que você tenha gostado, se você gostou dê um likezinho, compartilhe com os seus amigos…
 
Um forte abraço! Até mais.

2 Participações

  • Ed Santos 21 de março de 2019 at 20:22

    usei esta dica para planilha na empresa,mas na mesma célula, tanto tem o cnpj como o cpf. O cpf tudo bem. O cnpj se começa com numeros, ou 0x…, tudo bem, o excel converte certinho. Mas quando o cnpj começa com 00.XXX…, ele não aceita os primeiros zeros.
    Como connsertar isto?

    Reply
  • Participe, deixe um comentário:

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    [RICH_REVIEWS_SNIPPET]