FORMATAR NÚMEROS DE TELEFONE COM 10 OU 11 DÍGITOS COM DDD NO EXCEL

Alípio Junior

Fala galera! Aqui é o Alípio do Domine o Excel e a dica de hoje é como formatar diferentes números de telefone utilizando a máscara do Excel. Percebam nessa planilha, que eu vou digitar, por exemplo, um telefone do Paraná. Quarenta e cinco, nove, nove, oito, oito, sete, sete, meia, meia.
 
O Excel vem e realiza a formatação no modelo das capitais que ainda não tem o dígito nove. Porém, vamos dizer que esse número não era do Paraná, mas de São Paulo. Então não era quarenta e cinco, era onze e tinha o nove.
 
Eu corrijo dessa forma e ele já vai lá e corrige a formatação para mim. Eu fiz isso em todas as células. Observem que eu coloco o telefone de São Paulo e ele já realiza a formatação do jeito que eu quero.
 

 

Como formatar Números de Telefone com 10 ou 11 Dígitos no Excel

 
Como a gente faz isso, pessoal? Vou fazer a formatação nas células ao lado. Eu vou selecionar as células que eu quero formatar, são essas aqui.
 
O teclado tem um atalho, o Ctrl+1, que abre essa caixinha. Você vem aqui em “Personalizado”. Só que antes, para não ter erro e não ter dúvidas, eu aconselho primeiro digitar um telefone.
 
Então eu vou digitar aqui: quarenta e quatro, nove, nove, oito, oito, sete, sete, meia, meia.
 
Selecionei, Ctrl+1, e venho aqui em “Personalizado”. Aqui na caixinha exemplo ele mostra como vai ficar formatado o meu telefone. Então, a formatação aqui está errada, eu vou apagar essa caixinha.
 
Primeira coisa, precisamos mostrar para o Excel o argumento que tem o maior número de caracteres que no caso é o telefone de São Paulo. Então você vai digitar o telefone de São Paulo no formato que você quer substituindo por números zero.
 

Então são dois dígitos entre parênteses, depois mais cinco, um hífen e mais quatro. Você vai colocar um ponto e vírgula e um espaço e digitar o telefone de outras capitais.
 
Dois dígitos, quatro, um hífen e mais quatro. Todos os caracteres diferentes de zero e ponto vírgula você precisa colocar entre aspas. Então coloque aspas antes e depois dos parênteses, aspas antes e depois do hífen.
 
Você faz isso para os dois. Mas isso não é o suficiente, pessoal. Percebam aqui em cima que a formatação para os estados que tem 10 dígitos está funcionando, porém se o telefone tivesse onze não estaria funcionando.
 
Para fazer com que funcione é preciso abrir uma chave, colocar o sinal de maior e colocar onze dígitos com o número um.
 
Por que onze? Porque onze é a quantidade de caracteres de um telefone de São Paulo. Só que o meu está errado porque o primeiro telefone de São Paulo tem cinco dígitos aqui. Então eu vou colocar onze caracteres aqui com o número um. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze. E fecha chaves.
 
Beleza, pessoal. Percebam que a formatação do telefone onde tem dez dígitos continua a mesma e eu clico em “Ok”. Já formatou para mim. Agora vamos supor que esse telefone seja de São Paulo, eu venho aqui e altero para onze e coloco o nove e ele vai fazer a formatação.
 

Beleza, pessoal? Eu espero que essa dica seja de grande valia, ajude bastante vocês. É uma formatação rápida que ajuda no dia a dia. E se você ainda não curtiu o nosso canal, aproveite para se inscrever e compartilhe essa dica com os seus amigos.
 
Vamos ser mais produtivos com o Excel, galera! Valeu, abraço!

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FORMATAR NÚMEROS DE TELEFONE COM 10 OU 11 DÍGITOS COM DDD NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.