VALORES DUPLICADOS OU EXCLUSIVOS COM FORMATAÇÃO CONDICIONAL

Thiago Blanco

Opa, vamos chegando, vamos chegando! Mais um vídeo com mais uma dica do Domine o Excel. Thiago Blanco falando e hoje eu vou ensinar vocês a trabalhar com um dos recursos da formatação condicional.
 
A opção que nós vamos ver é a de como destacar valores duplicados. Isso pode servir para qualquer situação, eu vou aplicar num relatório hipotético de vendas. Temos os colaboradores aqui, as vendas deles num quadrimestre qualquer e eu quero descobrir quais números são iguais.
 

Se for no olho a gente vai vendo, 7.500, 7.500, 11.719, 11.719 e assim por diante. Mas imagine que nós estamos falando de uma equipe de dez, cinquenta, cem pessoas. E não são só quatro meses, estamos falando do ano inteiro, doze meses, ou seja, já ficou difícil, não é?
 

 

Como fazer a Formatação Condicional no Excel

 
Uma das opções da formatação condicional na guia Página Inicial, Grupo e Estilo, Formatação Condicional, Realçar Regras das Células e Valores Duplicados. Só isso.
 
O primeiro passo é selecionar os valores que você quer que ele encontre, aí você aplica a Formatação Condicional e diz para ela o que ele tem que formatar para você.
 
Lembrando o seguinte, pessoal, a formatação condicional vai ser aplicada quando for verdadeiro. Procure o vídeo onde falamos disso, nós explicamos isso em um dos vídeos aqui no nosso canal, a questão do verdadeiro e falso.
 
Então formatação condicional quando atender, ou seja, quando for verdadeiro, ela vai ser aplicada. Caso contrário não vai ser aplicada. Então nós podemos dizer aqui: Formate para mim se for exclusivo ou duplicado.
 

E inclusive a formatação, verde, amarelo, personalizado. Eu vou deixar verde com o texto escuro aqui. E da “Ok”, pronto.
 
Thiago, isso funciona para texto também? Eu vou aplicar aqui em cima para economizar no nosso exemplo, vou pedir para ele encontrar os duplicados, pintar de vermelho e vou dar Ok.
 
Obviamente nenhum foi alterado porque não tem um texto igual aqui. Agora se a gente duplicar, aqui está escrito “Total” na G7 e então na célula F7 eu vou escrever também “Total”.
 
Quando eu pressionei Enter ele encontrou nesse intervalo dois textos iguais, portanto ele está formatando para a gente. E tem que ser igual, pessoal. Eu coloquei um espaço de propósito aqui no final do texto e veja que ele não aplicou porque não é igual. Um tem espaço, o outro não.
 
Esse é um exemplo para você aplicar formatação condicional para encontrar valores duplicados ou valores exclusivos no seu relatório que com certeza pode ser de grande ajuda em várias aplicações, beleza?
 

Assista os outros vídeos. Tem vários vídeos aqui, tanto no nosso canal quanto artigos e exemplos no nosso blog. Assine e compartilhe, é claro.
 
Um abraço, até o próximo!

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VALORES DUPLICADOS OU EXCLUSIVOS COM FORMATAÇÃO CONDICIONAL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.