COMO DESTACAR UM TEXTO COM FORMATAÇÃO CONDICIONAL NO EXCEL

Alípio Junior

Fala galera, aqui é o Alípio do Domine o Excel e a dica de hoje é sobre destacar o texto em uma planilha utilizando a formatação condicional.
 
Nesse exemplo que nós temos aqui, temos uma relação de clientes, uma base de dados na qual temos clientes ativos, inativos, inativos com ressalvas e ativos com ressalvas.
 

A nossa missão nessa planilha é destacar o texto ativo em azul, inativo em vermelho e ativo ou inativo com ressalvas em amarelo. Ou seja, se está com ressalva ele tem que ficar destacado em amarelo.
 

 

Como Destacar um Texto com Formatação Condicional no Excel

 
Então vamos lá! Para isso nós temos que selecionar os textos que queremos formatar, ir em “Formatação Condicional”, “Realçar Regras das Células” e “Texto que Contém”.
 
Por padrão, como o meu na primeira célula já está escrito Ativo, o Excel traz a palavrinha Ativo aqui no primeiro do preenchimento da célula.
 
E aqui a primeira formatação é em vermelho claro com o texto em vermelho escuro. No caso, a palavra Ativo existe dentro da palavra Inativo, portanto ele pintou todas as células. Nesse caso eu vou pedir para ele formatar apenas as células que tem a palavra ressalvas.
 
E a célula que tiver a palavra ressalvas deve ser pintada ou destacada em amarelo.
 
Beleza, nesse caso aqui ele destacou a célula. Eu vou mesclar para pintar ela inteira aqui e aqui. E ele destacou a célula toda.
 

E agora eu vou destacar o cliente que se encontra ativo e o cliente que se encontra inativo desses que sobraram aqui. Ao invés de utilizar a formatação condicional do “Texto que Contém”, pois como vocês observaram, ele vai formatar quando encontrar a palavra Ativo independentemente da posição dela dentro da célula, eu vou ter que utilizar a formatação de realçar quando for “igual a”.
 
Então quando for igual a Ativo, quero que ele formate de azul. Como por padrão não tem aqui, eu vou ter que personalizar. Eu quero que o preenchimento seja azul claro e a fonte azul escuro.
 
Beleza, ok. Aplicou a formatação. E eu vou criar outra formatação aqui quando for Inativo. Essa tem que ser em vermelho como já tem por padrão.
 
Então é isso, pessoal. Essa é a diferença da formatação condicional quando a gente escolhe a opção “É Igual a”, diferente da opção “Texto que contém”.
 
Espero que tenha ajudado vocês, que essa dica seja muito valiosa e se vocês gostaram dessa dica curta o nosso canal e acompanhe que ainda vamos ter muito mais dicas.
 
Abraço, até mais!

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMO DESTACAR UM TEXTO COM FORMATAÇÃO CONDICIONAL NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.