COMO VALIDAR A FUNÇÃO SOMA DENTRO DA FUNÇÃO SE NO EXCEL

Thiago Blanco

Opa, tudo bem?
 
Vamos para mais um vídeo do Domine o Excel, Thiago Blanco falando, e agora vamos resolver a dúvida do Oséias Lima. Ele fez uma pergunta sobre como usar a Função SE para resolver um probleminha.
 

 

 

Como validar a Função SOMA dentro da Função SE


Bom, então o que o Oséias mandou para a gente aqui no e-mail? Foi isso aqui que a gente recortou. E o que ele está falando? Preciso da tua ajuda com uma fórmula que insiste em não dar certo, essa fórmula é SE G24 menor ou igual a sessenta mil vai dar zero, senão G24 menos sessenta mil, calcula dez por cento sobre isso. Ou seja, sobre o excedente dessa fórmula calcula dez por cento.
 
Só que ele não precisa só do que tem na G24, ele precisa ainda do que tem na soma entre o intervalo F8 e F13, aliás, quinze por cento do que tem nesse intervalo aqui.
 
Beleza, aí ele coloca aqui embaixo o objetivo. Quinze por cento da somatória das células F8 a F13, mais o valor da G24. Se esse total for maior que sessenta mil, calcular dez por cento sobre o excedente.
 
Bem, então o que eu montei aqui? Isso que está aqui do lado é só ilustrando o mesmo endereço que ele está usando aqui. É claro que você precisa fazer a sua adaptação depois, beleza?
 
Então aqui na G24 vamos partir do sessenta mil. E na F8 até F13 eu deixei valores hipotéticos de cinco mil em cada célula, ou seja, a gente chega em trinta mil reais ou trinta mil, não necessariamente monetário.
 
Vamos montar a fórmula então. A primeira parte da fórmula é igual ao que o Oséias já está montando. Então é o seguinte: SE G24 menor ou igual a sessenta mil, então é zero. Se for menor ou igual a sessenta mil vai dar zero, beleza.
 
Se for falso? Se for falso você faz o seguinte: G24, ou seja, se for sessenta mil e um já é falso e ele vai para esse lote. G24 menos sessenta mil, porque ele só quer o excedente, dez por cento desse excedente, ok?
 
Por que eu não preciso colocar o parêntese aqui de novo? Seguindo a regrinha da matemática, primeiro a multiplicação e a divisão e depois as outras operações. Na hora que terminar o que está dentro dos parênteses, ele já vai fazer essa multiplicação, então eu não preciso colocar dentro de parênteses novamente.
 
Beleza! Se eu fechar isso aqui, não deu nada, deu zero. Por que? Porque aqui é sessenta mil. Se eu colocar sessenta mil e um ele já começa a calcular.
 
Então beleza, sabemos que está funcionando essa parte do SE. Por enquanto isso está funcionando. Agora vamos matar o que o Oséias está com dificuldade, que é o seguinte: colocar o excedente disso aqui lá.
Bom, Oséias, o que você precisa fazer? Some aqui. Vou abrir um parêntese antes do G24. Então abre parênteses, G24 mais SOMA. Na soma você vai buscar isso aqui. Fecha a sua soma e pega o excedente de quinze por cento. Fechei os parênteses.
 
Para garantir, feche parênteses aqui também. Fechou aqui, então olha só, eu tenho esse parêntese aqui. Soma, vou tirar o excedente, e depois que eu tiver tudo isso pronto ele soma com a G24.
 

Depois de tudo isso que ele vai fazer a validação se é maior, menor ou igual a sessenta mil, ok? Então a gente pega essa parte aqui, copia tudo, vem para esse outro lado e cola aqui também. Vamos ver?
Quatrocentos e cinquenta reais ou quatrocentos e cinquenta. Vamos tirar a provinha real, vamos ver se funcionou?
 
Vamos fazer assim, só aqui: SOMA, vou fechar parênteses, excedente de quinze por cento. Deu quatro mil e quinhentos. Eu vou somar esses dois agora, esse mais esse. Sessenta e quatro mil e quinhentos.
 
Eu vou tirar sessenta mil desse. Estou fazendo passo a passo agora, olha. Tirar sessenta mil. Agora eu vou pegar só dez por cento desse aqui. Pronto, então são iguais, beleza? Bateu a provinha, então fechou.
 
Então deu certo, não é? Vou só fazer o seguinte agora, para matar aqui e você ter essa condição, eu vou deixar a fórmula aqui escrita, beleza? Está aqui a função que a gente usou aqui dentro.
 

Essa é a dúvida do Oseias, espero que você também tenha aprendido também com a dúvida dele. Fiquem ligados, se gostou do vídeo dê um joinha, comente, compartilhe, ajude a gente a chegar mais longe e ajudar mais pessoas.
 
Um abraço!

2 Participações

  • Oseias 3 de julho de 2016 at 02:39

    Muito obrigado Thiago, valeu mesmo, muito sucesso…

    Reply
  • Participe, deixe um comentário:

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    [RICH_REVIEWS_SNIPPET]