COMO UTILIZAR A FUNÇÃO MÍNIMO NO EXCEL?

Alípio Junior

A função MÍNIMO no Excel serve para trazer o menor valor dentro de um intervalo de dados.

Para exemplificar, foi utilizada uma tabela simples de valores construída na coluna B com cinco linhas (da 8 a 12), onde queremos identificar o valor mínimo dentro dela.

É claro que apenas observando conseguirmos encontrar a resposta. Mas imagine uma tabela complexa, com milhares de valores disponíveis, e a necessidade de encontrar no meio dela o valor mínimo. É aí que entra o uso da função em questão.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Como utilizar a função mínimo no Excel

Seguindo o exemplo da tabela já citado, utilizaremos agora a função MÍNIMO. Sempre lembrando do uso obrigatório do gatilho (sinal de igual) para iniciar a operação: =MÍNIMO(seleciona-se o intervalo da tabela a ser calculado).

No caso ficou: =MÍNIMO(B8:B12). Pronto! Será encontrado o valor mínimo dentre todos os números disponíveis na tabela.

Muito cuidado ao digitar a função em questão por causa do acento na primeira sílaba. E cuidado também para não confundir essa função com a função MENOR.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

A diferença da função MÍNIMO para a função MENOR é que a primeira, como o próprio nome diz, traz o mínimo de todas as opções. Enquanto a segunda traz o menor dentro daquilo que você solicita.

Suponhamos que queremos buscar o segundo número menor dentro da tabela do exemplo. A fórmula seria: =MENOR(B8:B12;2). E assim por diante.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO UTILIZAR A FUNÇÃO MÍNIMO NO EXCEL? Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.