COMO UTILIZAR A FUNÇÃO AGORA NO EXCEL?

Thiago Blanco

A função “Agora” retorna a data e a hora atuais formatadas como data e hora propriamente dita.

Para ativá-la, usamos a fórmula: =agora(). Na célula, aparecerá apenas um número inteiro e alto. Isso ocorre porque o Excel não interpreta as datas. Na biblioteca do Excel, em sua programação, cada data é um valor.

Esse número, que no vídeo foi o 42807, representa o dia 13/03/2017, dia em que o vídeo foi gravado. Mas como chegamos a essa conclusão? Basta selecionar a célula, entrar na guia “Página Inicial”, abrir o menu que fica no grupo “Número” e escolher “Data Abreviada”.

Pronto! A data atual aparecerá na célula.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Se colocarmos o número 1 em uma célula e fazermos esse caminho de formatação, entenderemos que o dia 1 para o Excel é o dia 01/01/1900. O Excel, então, entende a data como um número inteiro, um valor.

Selecionando uma célula onde está uma data formatada, na guia “Página Inicial” e no grupo “Número”, encontraremos a opção “Formatar Células”. Nela, podemos escolher as variadas maneiras que uma data pode ser exibida. Inclusive com a hora. Ou somente a hora com minutos e segundos.

Para atualizar a hora, basta entrarmos na guia “Fórmulas”, no grupo “Cálculo” e clicar em “Calcular Agora”.

Calcular intervalo entre datas

O vídeo ainda mostra como calcular o intervalo entre datas. Precisamos ter em duas células diferentes as datas a serem analisadas.

Daí seguiremos a seguinte fórmula: =seleciona-se a célula da data atual-seleciona-se a célula da data antiga. Em resumo, sinal de igual e data atual menos a data antiga.

Somente enfatizando o exemplo do vídeo, que usou células aleatórias, a fórmula ficou: =C7-E7. Em C7 estava a data de 13/03/2007 e em E7 estava a data de 08/09/2007. O resultado foi 3.474 dias.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Qual a importância da função agora? Ela pode ser utilizada em um relatório, contrato ou termo de confidencialidade, por exemplo.

Vale lembrar que será buscada a hora do computador. Por isso é importante verificar antes se ela está correta em sua máquina.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO UTILIZAR A FUNÇÃO AGORA NO EXCEL? Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.