COMO MONTAR UM FLUXOGRAMA NO EXCEL

Alípio Junior

O vídeo mostra como montar um fluxograma no Excel de uma maneira bem simples e utilizando ferramentas nativas do próprio software.

Na guia “Inserir”, há um ícone pequeno um pouco escondido em baixo de “Fórmulas”, chamado “Inserir um Elemento Gráfico SmartArt”. Basta clicar nesse ícone para abrir uma caixa onde aparecerão vários elementos para criação.

Para a criação de um fluxograma, devemos escolher a opção “Processo”. Vários tipos de fluxogramas estarão disponíveis. No vídeo, foi escolhido a opção “Processo Básico” por ser mais simples de se trabalhar.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Quando escolhemos um determinado fluxograma, é possível visualizar dentro dessa caixa seu formato e para qual tema ele serve para ser utilizado. Clicando em “OK”, o fluxograma será montado no Excel.

Como customizar um fluxograma no Excel

Clicando dentro de cada caixa desse fluxograma criado, pode-se digitar internamente um texto. O exemplo usa-se um fluxograma com três caixas. Se for necessário criar outra caixa, o primeiro passo é clicar sobre tal fluxograma. Quando isso é feito, o Excel abre algumas guias específicas.

Na guia “Design”, você consegue trabalhar com opções nativas do Excel. Enquanto na guia “Formatar” você pode criar a partir do zero.

Vamos utilizar a guia “Design”. Clicamos no campo “Adicionar Forma” e selecionamos a opção “Adicionar Forma Depois”. Pronto! Outra caixa será criada.

A cores das caixas do fluxograma podem ser trocadas. Basta selecionar a caixa a ser alterada e clicar em “Alterar Cor” no SmartArt dentro da guia “Design”. Será oferecida opções com cores variadas e alternadas.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Pode-se adicionar um marcador dentro de uma caixa escolhendo a opção “Adicionar Marcador” ainda em “Design”. Há também opções para alterar a posição das caixas ou a ordem delas.

Ainda em “Design”, o próprio modelo de fluxograma pode ser mudado, além de poder trocar o próprio design deixando o fluxograma com cara de 3D, por exemplo.

Já na guia “Formatar”, onde você pode criar algo a partir do zero, pode-se modificar a cor de cada caixa separadamente, dar um efeito na fonte através do WordArt e até escolher o formato da caixa.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMO MONTAR UM FLUXOGRAMA NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.