COMO DESENVOLVER UM GRÁFICO NO EXCEL

Thiago Blanco

O vídeo nos mostra como criar um gráfico no Excel 2016. Foi utilizada uma tabela como exemplo, aos moldes das utilizadas no mundo corporativo para desenvolver um gráfico comparativo.

A tabela dispõe das seguintes colunas: Competência (os meses do ano), Meta (informações sobre metas a serem alcançadas por uma empresa), Real (o que ela conseguiu de resultados efetivamente) e %Real (quanto foi atingido da meta em porcentagem).

Um gráfico precisa ter, no mínimo, dois eixos. Um deles será a categoria, o eixo x, onde a série de dados estará encaixada. O outro será os valores, a escala, o eixo secundário.

Os dados precisam estar em uma mesma escala. Ou seja, não podemos utilizar unidades divergentes no mesmo eixo. Exemplo: as unidades numéricas podem andar juntas. Mas percentuais são incompatíveis com as unidades numéricas.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Como criar um gráfico no Excel

Partindo da tabela, foi selecionado todo o conjunto que abrange as colunas Competência, Meta e Real para formarem o eixo x.

Na guia “Inserir”, no Excel 2016, podemos escolher entre “Tabelas Dinâmicas Recomendadas” e “Gráficos Recomendados”. A diferença, nesse caso, é que a última opção recomenda um tipo de gráfico de acordo com sua necessidade.

Em “Gráficos Recomendados” foi escolhido o gráfico de colunas 2D. Mas existem tantas outras opções disponíveis.

Pronto! Automaticamente o gráfico já aparece todo montado com as informações puxadas da tabela, comparando mês a mês a meta solicitada e a atingida. Outros exemplos de gráficos foram demonstrados a fim de exemplificar o layout de cada um.

Quando clicamos no gráfico criado, é mostrado qual o intervalo de dados que ele está pegando na tabela. Se ocultarmos uma coluna dentro desse intervalo, ela sumirá do gráfico. Mas se incluirmos a coluna da porcentagem, ela não irá aparecer, conforme alertado acima.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Para que essa coluna seja agregada, basta clicar no gráfico, selecionar a guia “Design” e escolher a opção “Alterar Tipo de Gráfico”. Abrirá uma caixa onde selecionaremos a categoria “Combinação”. A coluna faltante estará lá para ser configurada.

Em “Tipo de Gráfico”, escolhemos a opção “Linha” e marcamos a caixa lateral “Eixo Secundário”. Ao clicar em “OK”, um novo eixo será criado no gráfico só com os valores percentuais.

Na guia “Página Inicial” é possível configurar o gráfico do seu jeito, alterando a fonte e o tamanho do texto. Em “Design” é possível fazer alguns ajustes visuais também. Em “Formatar” consegue-se alterar as cores em “Formatar Seleção”.

Um gráfico simples, mas muito usual no dia a dia de uma empresa.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO DESENVOLVER UM GRÁFICO NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.