COMO CRIAR UM BANCO DE DADOS NO EXCEL?

Alípio Junior

A importância de criar um banco de dados o Excel se dá sempre que trabalhamos com um número grande de informações.

Esse banco de dados, que será alimentado pelo usuário da planilha, tornará possível a criação de tabelas, gráficos ou simplesmente para encontrar alguma informação importante previamente guardada.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Como criar um banco de dados no Excel?

Um banco de dados pode ser criado de maneira manual. Basta dispor das informações e inseri-las diretamente na planilha. Ou criá-lo através de uma tabela.

Para essa segunda opção, o vídeo nos ensina como criar um banco de dados no Excel usando como exemplo informações referentes a clientes fictícios.

Foi selecionado um intervalo na planilha. Esse intervalo é feito de acordo com sua necessidade. No caso do exemplo, foram utilizadas cinco colunas e cinco linhas. Na guia “Página Inicial”, no grupo “Estilo”, foi selecionada a opção “Formatar como Tabela”.

Abrirá uma caixa com várias opções de tabelas disponíveis. Ao escolher um formato de acordo com seu gosto, uma pequena caixa com a pergunta “Onde estão os dados na tabela” surgirá já com a resposta do intervalo escolhido.

Seleciona-se, dentro dessa caixa, a opção “Minha tabela tem cabeçalhos”. O cabeçalho seria o título de uma coluna.

Pronto! A planilha para seu banco de dados já está criada. Basta renomear seu cabeçalho.No exemplo, como se trata de uma planilha de clientes, foi utilizada os seguintes cabeçalhos nas colunas: Nome, Idade, Endereço, Sexo e Telefone.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

O importante de se criar um banco de dados a partir de uma tabela é o fato do Excel inserir um filtro nos cabeçalhos, que facilitará sua busca quando esse banco de dados estiver extenso.

Além disso, esse expediente deixa a planilha com as cores escolhidas, intercalando linhas claras com escuras, o que facilita a leitura.

Caso queira acrescentar outras linhas a esse banco de dados, basta arrastar um vértice que se encontra na última linha da última coluna que a planilha aumentará de tamanho.

Para alterar o nome da planilha, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma aba no rodapé e escolher a opção “Renomear”.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO CRIAR UM BANCO DE DADOS NO EXCEL? Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.