CLASSIFICAÇÃO DE DADOS COM VÁRIOS NÍVEIS

Thiago Blanco

O vídeo ensina a respeito do recurso de classificar e filtrar com vários argumentos no Excel.

O exemplo é aplicado a partir de uma tabela simples com dados fictícios baseados em alunos e cursos de uma Universidade. Essa tabela contém cinco colunas com os seguintes títulos (cabeçalhos): ID do Aluno, Nome, Turma, Mensalidade e Curso.

Não há uma ordem para as linhas. A intenção dessa classificação de dados com vários níveis é justamente deixar essa tabela ordenada de acordo com a necessidade.

 

 

 

Fazendo a classificação de dados com vários níveis

O processo começa a partir da guia “Dados”, no Grupo “Classificar e Filtrar”, utilizando o recurso “Classificar”. Abrirá uma caixa que é comum a partir do Excel2010.

Não importa o que esteja selecionado nos intervalos dentro da tabela. Ao clicar em “Classificar”, o Excel entenderá automaticamente o seu intervalo de dados, puxando todas as colunas.

Dentro da caixa, o campo “Meus dados contém cabeçalhos” deve estar selecionado. Ao clicar no campo “Classificar por”, percebemos que ele já trará esse cabeçalho das colunas para seleção.

 

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

 

Para fazer a classificação de dados por níveis, basta selecionar dentro do campo “Classificar por” o que nos interessa primeiro. Vamos nos basear em “Curso” como classificação inicial.

Pulando para o campo ao lado temos “Classificar em”. Abrindo esse campo surgirá: Valores, Cor da Célula, Cor da Fonte e Ícone de Célula. O que nos interessa são os “Valores”, ou seja, o texto que está dentro da célula do cabeçalho escolhido.

Pulando para o campo ao lado temos “Ordem”. Abrindo esse campo surgirá: De A a Z, De Z a A e Lista Personalizada. Foi escolhido a opção “De A a Z”, deixando as opções existentes dentro desse cabeçalho em ordem alfabética crescente. Os exemplos de cursos utilizados foram: Administração, Contábeis e Economia. Ao clicar em “OK”, toda tabela ficará na ordem escolhida.

Se for necessário fazer todo esse processo para todas as colunas, basta clicar no campo “Adicionar Nível” e escolher o próximo nível a ser trabalhado.

O vídeo não quis basear-se apenas na ordem de “Curso”, escolhendo a opção “Nome” como segundo passo. Ele queria uma ordem alfabética por nome dentro de cada curso já ordenado.

Se precisar excluir algum nível, basta selecioná-lo e clicar no campo “Excluir Nível”, ao lado do campo “Adicionar Nível”.

O final dessa tabela trabalhada deixou os cursos ordenados alfabeticamente e cada curso contendo os nomes dos alunos também ordenado alfabeticamente.

 

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

 

Filtros para a classificação de dados

Se houver algum filtro nos cabeçalhos da tabela, essa indicação estará através de um ícone no canto da célula. Para ativá-lo, basta clicar nesse ícone que uma caixa se abrirá, e selecionar aquilo que você está buscando.

Exemplo: clicando no filtro em “Curso”, podemos escolher apenas o curso o qual queremos analisar. Se for “Economia”, a tabela resumirá apenas no que diz respeito ao dados dessa opção. Ao filtrar apenas a “Turma”, a tabela se resumirá apenas àquela turma do curso de economia. E assim por diante.

 

Compartilhe com seus amigos, um abraço!

Thiago Blanco
#thmblanco

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLASSIFICAÇÃO DE DADOS COM VÁRIOS NÍVEIS Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.