APRENDA A UTILIZAR A FUNÇÃO SOMA NO EXCEL

Thiago Blanco

O vídeo mostra as várias formas existentes para uma soma no Excel.

Foi utilizado um exemplo com uma planilha com dados fictícios contendo seis colunas: Nome, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Total.

A coluna “Nome” possui nomes quaisquer. As colunas nomeadas com os meses do ano possuem valores com números inteiros em suas células. A coluna “Total” será a soma buscada dessas colunas referentes aos meses.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Operação de soma no Excel

Como sabemos, para iniciar uma função ou operação precisamos utilizar um gatilho (sinal de igual). Para somar uma linha inteira, temos a opção de fazer tudo manualmente.

Exemplo 1: para somarmos os valores dos quatro meses para a primeira pessoa da tabela (Alípio), basta usarmos o gatilho e preencher a célula referente a Alípio no coluna “Total”, digitando os valores e acrescentando sempre o sinal de adição: =5000+6250+9375+16406. Ao clicar em “Enter” a soma estará finalizada.

Há outra maneira de somar utilizando outro sistema simples. Para o exemplo, foi utilizado o segundo nome (Junior) da nossa tabela.

Exemplo 2: para somarmos os valores dos quatro meses para a segunda pessoa da tabela, usou-se o gatilho e selecionou-se célula por célula. Automaticamente serão puxadas as colunas e a linha a serem somadas, intercaladas com o sinal de adição. Apenas o gatilho precisa ser digitado: =C9+D9+E9+F9. Ao clicar em “Enter” a soma estará finalizada.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Utilizar a função SOMA no Excel

Se você está trabalhando em uma tabela mais complexa, pode-se utilizar a função SOMA. Basta usar o gatilho e, na sequência, a função em si. Podemos selecionar todo o intervalo a ser calculado. Nesse caso, foi utilizada a linha referente a terceira pessoa (Thiago) da coluna “Nome”.

O exemplo ficou: =SOMA(C10:F10), onde os dois pontos (:) é considerado o intervalo entre as células. No caso, as células seriam a C10, D10, E10 e F10.

Se clicarmos em “Inserir Função” no lado superior esquerdo da planilha, abrirá tal caixa com uma explicação da função escolhida. Entrando em “Argumentos da Função”, é possível fazer o mesmo processo de maneira mais didática.

Se você não quiser utilizar o intervalo (:), basta selecionar célula por célula após a função SOMA. Assim ficou o exemplo para o quarto nome da tabela (Blanco): =SOMA(C11;D11;E11;F11).

Também é possível utilizar algumas células referenciadas e outras intervaladas utilizando a função SOMA. Assim foi exemplificado para o quinto nome (Fran). Basta utilizar os dois pontos para se referir ao intervalo. Exemplo: =SOMA(C12;D12:E12;F12).

Se você não quiser ter o trabalho de digitar a função em questão, na guia “Página Inicial”, no grupo “Edição”, encontramos a função SOMA disponível para ser selecionada.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APRENDA A UTILIZAR A FUNÇÃO SOMA NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.