APRENDA A UTILIZAR A FUNÇÃO CONT.SE NO EXCEL

Thiago Blanco

Além da função CONTE.SE, o vídeo aborda também a função CONTE.SES, uma inovação do Excel 2016.

Vale frisar que a função CONT.SE calcula o número de células não vazias em um intervalo que corresponde a uma determinada condição, onde o SE nos responde se um certo valor é verdadeiro ou falso.

Já a função CONT.SES conta o número de células especificadas por um dado conjunto de condições ou critérios.

Para exemplificar o uso dessas funções, foi utilizada uma tabela com as colunas “Nome” e “Janeiro”, onde constam cinco nomes quaisquer na primeira coluna e cinco valores que correspondem a números inteiros na coluna do mês.

A coluna B refere-se aos nomes, a coluna C refere-se aos números, e as linhas utilizadas, sem contar o cabeçalho, foram da 8 a 12.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Utilizar a função CONT.SE no Excel

Lembre-se que antes de qualquer função devemos utilizar o gatilho (sinal de igual). O exemplo quis a informação de onde se encontrava o nome “Thiago” na coluna “Nome”.

Nesse exemplo foi utilizada a célula E9 para receber a resposta da primeira pergunta. Mas podemos utilizar uma célula qualquer para desenvolvermos a função.

Exemplo: =CONT.SE(B8:B12;E9). Em uma célula qualquer foi desenvolvida a função, que selecionou o intervalo entre os nomes e sugeriu a coluna E9 para buscar a informação perguntada.

Nesse caso, queríamos saber quantas vezes o nome “Alípio” aparecia na tabela. Para isso, foi digitado o nome “Alípio” na célula E9. Juntando a operação com a pergunta, chegamos a uma resposta fiel.

Outro exemplo utilizado foi para perguntar quantas vezes um número maior que 5000 aparecia na coluna “Janeiro”.

Exemplo: =CONT.SE(C8:C12;”>5000”). Poderíamos perguntar ainda quantas vezes um número maior ou igual a outro aparece na tabela. E assim por diante.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Utilizar a função CONT.SES no Excel

Como nessa função podemos fazer mais de uma pergunta de uma só vez, foi questionado no exemplo quantas vezes aparecem números maiores que 5000 e menores que 8000. Para isso, precisamos inserir duas vezes o mesmo intervalo, já que trabalhamos com dois critérios.

Exemplo: =CONT.SES(C8:C12;”>5000”;C8:C12”<8000”). Poderíamos, também, fazer perguntas misturando as colunas, mesmo que sejam colunas diferentes. Portanto, a função CONT.SES seria uma espécie de plural para a função CONT.SE

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APRENDA A UTILIZAR A FUNÇÃO CONT.SE NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.