APRENDA A CRIAR UMA PLANILHA NO EXCEL EM 5 MINUTOS

Thiago Blanco

O propósito desse vídeo é criar uma planilha qualquer no Excel, buscando vários recursos aleatórios para mostrar como podemos construir muita coisa de maneira simples. Como exemplo foi criada uma planilha de Corrida de Rua.

O primeiro passo foi construir um cabeçalho, selecionando as seis primeiras linhas e pintando as células, utilizando na guia “Página Inicial” a ferramenta “Cores do Tema”.

Depois foi selecionado a guia “Inserir”. E em “Imagens” foi buscado o logotipo do Domine o Excel e inserido sobre a área pintada.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Para criar o título da planilha, foi buscado na guia “Inserir” a caixa “Texto”. Esse texto pode ser configurado com as ferramentas básicas, como fonte, cor e tamanho do texto.

Esse processo, assim como a inserção de imagens, podem ser feitos em qualquer lugar na página, podendo ser arrastado para qualquer outro local.

Outros recursos como inserir símbolos, encontrado na guia “Inserir”, podem ser também utilizados.

Como criar uma planilha no Excel

Após a construção do cabeçalho, foi criada uma planilha com as informações. Pulou-se apenas uma linha para não grudar a planilha no cabeçalho. Foram geradas quatro colunas: Data, KM, Pace e Tempo.

Na guia “Página Inicial”, dento do grupo “Número”, encontramos um menu para formatar o que queremos mostrar dentro das células. Para a coluna Pace (ritmo média de corrida) precisamos que as células estejam formatadas com minutos e segundos, que podem ser configuradas através da opção “Personalizado” dentro desse menu.

O mesmo processo deve ser feito para as outras colunas, deixando o modelo de “Data” do jeito que você preferir, por exemplo. E o modelo do “Tempo” em minutos e segundos também. Depois é só preencher as linhas com as informações necessárias.

Para esse exemplo em específico, precisou que o “Tempo” para cada data de corrida fosse calculado. Por isso, usou-se a seguinte fórmula: =seleciona-se a linha do KM*seleciona-se a linha do Pace. Ou seja, multiplica-se o KM pelo Pace. A fórmula do exemplo ficou: =C9*D9.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Para preencher automaticamente as demais contagens, basta usar a alça de preenchimento. Ou seja, selecionar a célula seguinte e arrastar para baixo o cursor.

Como ainda sobrou tempo dentro dos cinco minutos propostos, uma pequena tabela foi criada ao lado para calcular uma meta de corrida.

Apenas para mostrar como é simples criar qualquer coisa dentro do Excel respeitando, primeiramente, o nosso objetivo final.

Dentro de uma planilha podemos inserir até um gráfico. Todo esse processo que vimos pode ser realizado apenas com alguns recursos básicos do Excel.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

APRENDA A CRIAR UMA PLANILHA NO EXCEL EM 5 MINUTOS Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.