APRENDA A CALCULAR PORCENTAGEM NO EXCEL

Thiago Blanco

Para calcular porcentagem no Excel, o vídeo usa um exemplo com uma tabela simples, com o intuito de conhecer o percentual de participação nas vendas que cada funcionário de uma empresa alcançou em um mês.

Foram consideradas seis colunas: Nome (funcionários), Janeiro (o quanto cada um vendeu), %Total (a ser calculado), Fevereiro (o quanto cada um vendeu), %Total (a ser calculado) e Variação% (a ser calculado). Abaixo dos meses, há uma linha com o total vendido por todos os funcionários nos dois meses.

Para saber a porcentagem que um funcionário participou do total de vendas no mês, utiliza-se a fórmula: =seleciona-se a célula referente ao valor vendido daquele mês de um funcionário/seleciona-se a célula do total do mês.

No exemplo, o valor vendido em Janeiro pelo primeiro funcionário da tabela (Alípio) encontra-se na coluna C e na linha 8. O total do mês está na coluna C e linha 13. A (/) é o sinal de dividir. Então a formula ficou: =C8/C13.

Após o “Enter”, teremos o resultado com casas decimais. Basta selecionar a célula e clicar no símbolo de porcentagem na barra de ferramenta na guia “Página Inicial”, grupo “Número”, para alterarmos a apresentação desse resultado.

Você realmente sabe qual é o seu nível de conhecimento no Microsoft Excel? Nós sabemos que avaliar nosso nível de conhecimento, pode ser uma avaliação um tanto subjetiva e bastante complicada, portanto vamos te ajudar a se auto avaliar com um teste totalmente online e gratuito.

Teste de Proficiência em Microsoft Excel

Para completar as demais células, não conseguiremos usar a alça de preenchimento (selecionar a célula seguinte e arrastar para baixo o cursor). Isso porque a última referência (o valor total das vendas) não está travada.

Portanto, é necessário travá-la. Caso contrário, o mesmo processo de cálculo através da fórmula deve ser aplicado nas células abaixo.

Curiosidade: o vídeo mostra que, se quisermos fazer a operação contrária, basta selecionar a célula do valor total e multiplicar pela célula do resultado encontrado (ainda em casas decimais). O resultado será o valor vendido pelo funcionário. Funciona como uma prova real.

Para finalizar o processo e preenchermos a última linha onde temos o “Total”, basta usar a função “SOMA”.

Como não usar o símbolo de porcentagem?

Se não quisermos utilizar o sinal de porcentagem nas células, devemos dividir a célula do resultado de um funcionário no mês com o valor total, como fizemos acima, e adicionar o símbolo de multiplicar (*) e o número 100. É a mesma coisa que clicar no símbolo de porcentagem, mas sem agregar o (%).

Esse processo foi utilizado para demonstrar o quanto cada funcionário vendeu no mês de Fevereiro, aproveitando a outra parte da tabela.

Conheça a plataforma de ensino do Domine o Excel, e aproveite para aprender ainda mais. Faça o seu cadastro e acesse gratuitamente a plataforma com uma série de 13 vídeo-aulas, dentre elas funções, tabela dinâmica, gráficos, formatação condicional e muito mais. Você ainda poderá baixar um pacote de materiais complementares que são utilizados nas aulas para você acompanhar. Além das aulas e materiais, você poderá interagir com os demais alunos e facilitadores do Domine o Excel de forma ilimitada e irrestrita.

Curso Online e Gratuito de Microsoft Excel

Variação Percentual

A última coluna dessa tabela é a “Variação%”. Trata-de de um macete interessante para quem trabalha muito com números, relatórios, vendas… Pode-se calcular a variação percentual de um ano para o outro, por exemplo. Em nosso exemplo, calcularemos a variação entre janeiro e fevereiro.

A formula é: =(seleciona-se a célula do valor vendido em fevereiro por um funcionário-seleciona-se a célula do valor vendido pelo mesmo funcionário em janeiro)/valor vendido pelo mesmo funcionário em janeiro.

Em outras palavras, o valor de hoje (atual) subtraído do valor de ontem (anterior) e dividido pelo valor de ontem. A fórmula no exemplo ficou: =(E8-C8)/C8. Chegamos na variação de venda comparando o mês atual com o anterior.

Caso não queiram utilizar o símbolo de porcentagem, basta multiplicar tudo por 100 como ensinado anteriormente.

Selecionando uma célula após o cálculo, clicando na guia “Fórmula” e na ferramenta “Avaliar Fórmula”, é possível depurar passo a passo esse processo matemático.

Usando a função “Média” no valor total, encontraremos a variação percentual de todos os funcionários.

Participe, deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APRENDA A CALCULAR PORCENTAGEM NO EXCEL Overall rating: 5 out of 5 based on 6 reviews.